Publicado em: 24 de setembro de 2019
Dois projetos de grande importância para o futuro de Formiga foram aprovados ontem, dia 23, pela Câmara Municipal: a proposta que dispõe sobre as competências da Superintendência Municipal de Trânsito e da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), necessárias para a municipalização do trânsito; e o financiamento por parte da Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 10.869.402,51, para a construção da nova barragem do Saae no Rio Formiga.
Em mensagem que acompanhou o projeto relativo ao trânsito, o Executivo explicou que é responsabilidade do Município adotar “procedimentos que promovam adequações para gerenciar o trânsito” e “fiscalizar e punir infratores”, o que justifica a municipalização do trânsito. Além disso, tal medida “acarretará o melhor funcionamento do sistema viário e o aumento da receita gerada por autuações de trânsito”. Na votação de ontem, o único vereador contrário à proposta foi Cabo Cunha/PMN, que alegou não concordar com a “cobrança de taxa de estacionamento em Formiga”.
Já o financiamento da barragem será feito dentro do programa “Saneamento para Todos”, da Caixa, sendo a obra destinada à contenção de cheias e ao abastecimento público. O vereador Sidney Ferreira/PDT foi o único contrário à proposta, ressaltando que “não confia na atual gestão” para pegar um financiamento como esse e que existem “outras maneiras de assegurar o fornecimento de água satisfatoriamente aos formiguenses”.
O financiamento e a construção da barragem foram debatidos em audiência pública realizada no dia 11 deste mês.