Cerimônia de Entrega da Homenagem “Vereador Tião do Preto” Celebra Agricultores Destaques em Formiga

Publicado em: 13 de agosto de 2024

A Câmara Municipal de Formiga realizou, nesta segunda-feira, a cerimônia de entrega da Homenagem “Vereador Tião do Preto”, uma celebração dedicada a reconhecer e valorizar os agricultores que se destacaram na promoção de políticas públicas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural. Instituída pela Lei Municipal nº 5.641, de 1º de junho de 2021, a homenagem é concedida anualmente a dez pessoas, cujas contribuições e experiências são consideradas de grande relevância para o setor agrícola do município.

A cerimônia ocorreu em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho, data em que se celebra o trabalho árduo e a dedicação dos agricultores, verdadeiros guardiões da terra que garantem o alimento nas mesas das famílias. Ao instituir a Homenagem “Vereador Tião do Preto”, a Câmara Municipal de Formiga busca reconhecer publicamente aqueles que, com suas iniciativas e esforços, contribuem para o fortalecimento da agricultura local e para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Durante a cerimônia, cada um dos dez vereadores da Câmara Municipal teve a oportunidade de homenagear um agricultor que, em sua visão, se destacou por suas ações em prol da comunidade rural. Os homenageados deste ano foram:

• José Mariano Rocha Neto, homenageado pelo Vereador Flávio Martins da Silva, reconhecido por suas iniciativas que impulsionaram o desenvolvimento agrícola na região.
  • Sidney Geraldo Ferreira, homenageado pelo Vereador Juarez Eufrásio de Carvalho, destacado pela implementação de práticas sustentáveis e inovadoras.
  • Walter Olinto de Campos, homenageado pela Vereadora Osânia Iraci da Silva, celebrando seu empenho na agricultura.
  • Abel Ribeiro da Silva, homenageado pelo Vereador Luiz Carlos Estevão, por suas contribuições significativas ao fortalecimento da economia rural.
  • Mosar Dias Leandro, homenageado pela Vereadora Joice Alvarenga Borges Carvalho, reconhecido por sua liderança na promoção de programas de apoio aos agricultores.
  • Isauro Luiz de Oliveira, homenageado pelo Vereador José Geraldo da Cunha, por seu compromisso em preservar as tradições agrícolas locais.
  • João da Silveira Costa, homenageado pelo Vereador Luciano Márcio de Oliveira, por seu papel crucial na promoção da agricultura familiar.
  • Flávio Santos do Couto, homenageado pelo Vereador Marcelo Fernandes de Oliveira, destacado por suas iniciativas que beneficiaram diretamente a comunidade rural.

A cerimônia foi marcada por discursos emocionados, onde os vereadores expressaram o orgulho de poder homenagear aqueles que dedicam suas vidas à terra e à produção de alimentos. As famílias dos homenageados, presentes no evento, também se emocionaram com o reconhecimento público de anos de trabalho e dedicação.