Publicado em: 18 de agosto de 2023
A Assessoria de Comunicação da Câmara de Formiga, representada pela jornalista Bernadete Seixas, apresentou recentemente aos vereadores um relatório comparativo do primeiro semestre de 2023, das atividades do setor em relação ao primeiro semestre do ano de 2022.
O demonstrativo (quadro abaixo), reforça a importância das publicações do Poder Legislativo e das atividades e as ações dos parlamentares em favor da sociedade. Os demonstrativos apontam, ainda, informações de alta complexidade para a população formiguense e um crescimento relevante no número de visualizações, visitantes e publicações no site oficial da Câmara Municipal de Formiga. Houve também um aumento e destaque das redes sociais da instituição.
Conforme os dados, o maior interesse dos internautas no site do Legislativo são os artigos (notícias), projetos em tramitação, legislador e a história da Câmara.
Outro destaque nas análises, são os locais de onde os internautas acessam, sendo mais de 90% do Brasil e outros dos países como: Estados Unidos, Índia, Irlanda, Reino Unido, Portugal, Singapura, Finlândia, França e Alemanha.
A apresentação evidencia ainda o período homólogo de janeiro a julho deste ano, comparado com o ano passado, houve um crescimento de 57,69% em artigos publicados, um aumento de 90 matérias/notícias institucionais a mais. Uma média de 02 a 03 notícias publicadas por dia. O número de visitantes no site também cresceu mais de 30% e o número de visualizações mais de 20%.
Outro aumento significativo é o trabalho de comunicação institucional do primeiro semestre de 2023 (quadro abaixo) é maior que somando os artigos publicados durante todo o ano de 2019 e também no ano de 2020, mesmo sendo o último, um ano de pandemia. Com o comparativo do ano passado no mesmo período, ainda, sim, há um aumento expressivo.
A jornalista comenta que este crescimento é um avanço na área da comunicação institucional e política. “Esses dados é um parâmetro para a gente que trabalha com a comunicação, esses resultados valorizam o setor e os profissionais. É uma prestação de contas que deixa a gente feliz, em saber que vem aumentando o interesse das pessoas nos assuntos da política formiguense”, comentou Bernadete.
O presidente da Casa, Marcelo Fernandes, também comentou os dados. “Estes resultados são frutos de todos! É uma demonstração que confirma como esta legislatura está atuante e transparente. Os trabalhos das Comissões, as iniciativas e ações de cada gabinete que refletem na soma de bons resultados, despertando mais o interesse da sociedade”.
1º/ANO 2022 | |||
MESES | VISUALIZAÇÕES | VISITANTES | PUBLICAÇÕES |
JANEIRO | 4.866 | 1.674 | 11 |
FEVEREIRO | 6.610 | 1.821 | 20 |
MARÇO | 6.330 | 2.240 | 36 |
ABRIL | 7.140 | 1.843 | 28 |
MAIO | 7.166 | 2.024 | 30 |
JUNHO | 8.070 | 2.761 | 21 |
JULHO | 5.892 | 2.265 | 10 |
TOTAL | 46.074 | 14.628 | 156 |
1º/ANO 2023 | |||
MESES | VISUALIZAÇÕES | VISITANTES | PUBLICAÇÕES |
JANEIRO | 5.690 | 2.095 | 17 |
FEVEREIRO | 7.378 | 2.236 | 35 |
MARÇO | 8.437 | 2.669 | 46 |
ABRIL | 8.644 | 2.933 | 43 |
MAIO | 9.367 | 3.108 | 45 |
JUNHO | 8.102 | 3.234 | 33 |
JULHO | 7.327 | 3.004 | 27 |
TOTAL | 55.618 | 19.586 | 246 |
% VARIAÇÃO 2022 – 2023 | 20,71% | 33,89% | 57,69% |
ANO | VISUALIZAÇÕES | VISITANTES | PUBLICAÇÕES |
2017 | 13.085 | 4.363 | 268 |
2018 | 51.967 | 13.518 | 256 |
2019 | 80.537 | 21.119 | 178 |
2020 | 158.767 | 85.954 | 210 |
2021 | 92.827 | 33.791 | 272 |
2022 | 82.801 | 29.559 | 265 |
1º/2022 | 46.074 | 14.628 | 156 |
1º/2023 | 55.618 | 19.586 | 246 |
Outro canal de comunicação da Câmara Municipal de Formiga que ganhou mais engajamento neste primeiro semestre também foi o Instagram. Nele, houve um movimento bastante significativo, com quase 160% de alcance. Mais de 480% no aumento de número de seguidores, saindo de 1.383 para 1.938.
A faixa etária e o gênero a dominar no Instagram da instituição são mulheres (35 a 44 anos). As cidades principais são Formiga (74,1%); Belo Horizonte (2%), Divinópolis (2%), Arcos (1,9%) e Córrego Fundo (1,9%). No Instagram da Câmara, há também pessoas de outros países acessando como: Argentina (0,1%), Estados Unidos (0,1%), Gana (0,1%) e Singapura (01%).