Falta de Ultrassonografia na Rede Pública Municipal Gera Preocupação na Câmara Municipal

Publicado em: 18 de junho de 2024

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Formiga, de 17/06/2024,  o vereador Cid Corrêa usou a Tribuna para abordar uma questão crítica que tem afetado a população: a falta de serviços de ultrassonografia na rede pública municipal. Corrêa destacou os sérios problemas enfrentados pelos pacientes que dependem desse exame essencial para o diagnóstico e acompanhamento de diversas condições médicas.

A ultrassonografia é um exame de imagem vital, utilizado no diagnóstico de doenças cardíacas, câncer, problemas renais e complicações na gravidez, entre outras condições. Sem acesso a essa tecnologia, muitos pacientes ficam sem diagnóstico preciso e tratamento adequado, aumentando o risco de agravamento de suas condições de saúde. “A demora na realização desses exames compromete não só a saúde física, mas também o bem-estar emocional dos pacientes, gerando ansiedade e medo do desconhecido”, afirmou o vereador.

Relatos de pacientes indicam que a espera por uma simples marcação de ultrassonografia pode se estender por meses. Essa demora não apenas agrava as condições médicas dos pacientes, mas também sobrecarrega outros setores da saúde pública, como emergências e unidades de pronto atendimento, onde pacientes buscam ajuda de última hora. “É uma situação insustentável que exige uma resposta imediata das autoridades competentes”, ressaltou Corrêa.

A ausência de ultrassonografia eficiente na rede pública de saúde aponta para a necessidade de uma gestão mais eficiente e transparente. “É fundamental que todos os pacientes tenham acesso ao exame no tempo adequado, garantindo um sistema de saúde mais justo e eficaz”, defendeu o vereador. A saúde pública deve ser uma prioridade, e a garantia de acesso a exames essenciais como a ultrassonografia é crucial para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado de inúmeras doenças.

Cid Corrêa apelou às autoridades municipais para que tomem medidas urgentes para sanar essa deficiência. “Precisamos de ações concretas para melhorar a gestão da saúde pública e assegurar que nenhum cidadão fique sem o atendimento necessário”, concluiu. A Câmara Municipal de Formiga continuará acompanhando de perto essa questão e buscando soluções para melhorar a qualidade do serviço de saúde oferecido à população.