Oitivas da CPI da Saúde que Investiga Insuficiência de Profissionais na UPA serão realizadas hoje

Publicado em: 9 de julho de 2024

Nesta terça-feira, 09 de julho, às 14h00, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde dará continuidade às investigações sobre o número insuficiente de profissionais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A situação tem gerado preocupações quanto à qualidade do atendimento prestado à população. As oitivas serão conduzidas pelo presidente da comissão, vereador Flávio Couto, com apoio do relator, vereador Luciano do Gás, e do membro, vereador Cabo Cunha. A secretária da comissão é a servidora Flávia Gonçalves Pinto, e o assessor jurídico Cleverson Lares acompanhará os depoimentos.

Depoimentos Agendados

A primeira a ser ouvida será Vitória Márcia Garcia, oficial administrativo financeiro do SUS, às 15h00 seguida pela servidora Priscilla Rodrigues Pedrosa, assessora técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), . Ambos os depoimentos são aguardados com expectativa, visto que podem fornecer informações cruciais sobre a gestão de recursos humanos na UPA.

Depoimentos Anteriores

Até o momento, a CPI já ouviu diversos profissionais que atuam na UPA, incluindo Braiam Jonas Mano Sousa, farmacêutico da unidade, Poliana Carlos Silva, coordenadora da UPA, e Marden Fonseca Ferrari de Lima, diretor técnico da unidade. Além deles, Gleison Ribeiro Frade, Secretário Municipal de Saúde, também prestou depoimento. Todos os testemunhos destacaram a carência de profissionais e as dificuldades enfrentadas para manter um atendimento de qualidade.

Documentos Solicitados

Para aprofundar as investigações, a CPI solicitou à assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Saúde a relação de servidores que trabalharam na UPA nos dias 10 e 11 de março de 2024, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assim como as escalas de plantão. Foi solicitado ainda a relação de servidores com nomes e endereços que trabalharam nos dias 03 e 09 de março de 2024, também com suas respectivas escalas de plantão. As informações já foram enviadas pela assessoria jurídica e estão sob análise da comissão.

Expectativas

A continuidade das investigações busca não só identificar os problemas na gestão de pessoal na UPA, mas também propor soluções para garantir um atendimento adequado à população. A CPI da Saúde segue empenhada em encontrar respostas e responsabilizar os responsáveis por eventuais falhas no sistema de saúde municipal.