Rua em Formiga Recebe o Nome de Zé Pequeno em Homenagem Aprovada pela Câmara Municipa

Publicado em: 18 de junho de 2024

Em uma reunião ordinária realizada no dia 17 de junho de 2024, a Câmara Municipal de Formiga aprovou o Projeto de Lei nº 731/2024, que denomina a atual Rua 01, localizada no Loteamento Las Brisas II, no Balneário Furnastur, como Rua José Joaquim de Oliveira Filho – Zé Pequeno. A proposta foi apresentada pela vereadora Osânia Silva e contou com a presença emocionada de familiares e amigos de Zé Pequeno.

A sessão foi marcada por momentos de grande emoção, especialmente quando filhos, noras, genro, netos e bisnetos de Zé Pequeno cantaram uma música em sua homenagem. O tributo foi um reconhecimento ao legado deixado por José Joaquim de Oliveira Filho, mais conhecido como Zé Pequeno, que nasceu em 12 de outubro de 1918, em Vila Costina, MG.

Zé Pequeno era um dos dez filhos de sua família e recebeu esse apelido para diferenciá-lo de outro José na casa, José Segundo, apelidado de Zé Grande. Em 1940, Zé Pequeno casou-se com Maria Aparecida de Oliveira, carinhosamente chamada de Dona Lica. Juntos, eles tiveram sete filhos: Zé Cristino, Joãozinho, Lêda, Chico, Luiz, Gê, Carlinhos e Kinkas.

Reconhecido por sua dedicação profissional, Zé Pequeno trabalhou como ferreiro, pedreiro, construtor de fogões à lenha e comerciante em Vila Costina. Posteriormente, em Formiga, ele abriu o “Armazém do Zé Pequeno” e, mais tarde, o “Bar do Zé Pequeno”. Ambos os estabelecimentos se tornaram pontos de referência na comunidade, oferecendo serviços e sendo locais de convivência e apoio para os moradores.

Mesmo enfrentando problemas de saúde na velhice, Zé Pequeno permaneceu ativo no bar e fiel às suas práticas religiosas até seu falecimento aos 98 anos, em 22 de fevereiro de 2017. Sua vida e legado são lembrados com orgulho, saudade e gratidão por seus familiares e amigos.

A aprovação do projeto de lei que dá nome à Rua José Joaquim de Oliveira Filho – Zé Pequeno é uma justa homenagem a um homem que tanto contribuiu para a comunidade de Formiga. A presença dos familiares e a emoção durante a sessão demonstram o quanto Zé Pequeno foi querido e o impacto positivo que teve na vida de tantas pessoas.