Publicado em: 7 de março de 2023
A vereadora Joice Alvarenga fez o uso da Tribuna do Povo, na condição de oradora, durante a centésima reunião ordinária da Câmara Municipal de Formiga, realizada na segunda-feira, 06 de março, para convidar a todos para uma roda de conversa e palestras sobre a figura da mulher, em razão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 08 de março.
O evento será nesta quarta, às 18h00, no Plenário da Câmara Municipal de Formiga. As mini palestras serão apresentadas por professoras, formadoras de opinião, intelectuais e profissionais que trabalham diretamente com mulheres. Ao final, haverá um bate papo com todos os participantes.
O Coletivo 8MFORMIGA foi criado no intuito de levar informação e conhecimento a outras mulheres. Por isso, organizaram um evento que leva o mesmo nome, e se realizará no Dia Internacional da Mulher, e será aberto a toda a população. Ele é formado por 10 mulheres formiguenses.
Fazem parte do coletivo Sarah Lopes, Flávia Leão, Lorena Castro, Luiza Parreira, Luciana Fraga, Margareth de Oliveira, Vitória Ramos, Joice Alvarenga, Rafaella Brito e Caroline Lopes.
“O dia 8 de março não é para mulheres ganharem flores e bombons, mas sim, para lembrarmos de nossas violências cotidianas, e como podemos combate-las”, reforça Flávia Leão, que é ex-integrante do Coletivo Irmandade das Flores.
Segundo a idealizadora do Coletivo, Sarah Lopes, ressalta que cada vez mais percebemos que existe uma ampliação das desigualdades econômicas e sociais e o retrocesso nos direitos conquistados pelas mulheres. Assim, como a deslegitimação das leis que conferem seguranças às mulheres e a intolerância ao gênero. Precisamos alertar a todas, que não estamos sozinhas e juntas somos mais. Precisamos somar, não podemos nos calar. Nesse sentido, aproveitamos este momento de reflexão e de luta que representa o dia 08 de Março, e reunimos um coletivo de mulheres formiguenses que buscam o empoderamento para debater um tema tão importante que é a violência contra a mulher. Assim, nosso objetivo, é refletir, informar e propor ações que possam proporcionar às mulheres e grupos marginalizados a igualdade de oportunidades; sejam elas no lar, no trabalho, na vida social e na saúde, para todas as classes e raças, comentou Sarah.
A abertura do evento contará com o Coral Municipal da EMART, sob a regência de Francinara Gonçalves. A fotografia ficará por conta de Rafaella Brito e o apoio fica a cargo do UNIFOR-MG.
Confira a programação
1.Sarah Lopes – “Violência Doméstica contra a mulher”
3.Joice Alvarenga – “Violência contra a mulher na política”
4.Franciele D’Carlos – “Violência Obstétrica contra a mulher”
7.Luciana Fraga – “Violência contra a mulher nos meios de comunicação”
8.Fabiane Magela Ribeiro – “Violência contra a mulher na saúde”