Publicado em: 21 de janeiro de 2025
Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2024, o gabinete do Prefeito Coronel Laércio foi palco de uma reunião que abordou um tema de extrema relevância: a educação inclusiva para crianças atípicas na rede municipal de ensino. Acompanhado pela vice-prefeita Taciana Carvalho e pela secretária de Saúde Maria Lúcia Oliveira Andrade, o Prefeito recebeu vereadores, professores e representantes da comunidade escolar para tratar das mudanças no quadro de contratações da Secretaria Municipal de Educação.
A reunião foi agendada pelo vereador Flávio Martins, que atendeu a solicitação de mães de crianças atípicas, professoras e demais participantes do processo educacional. Estiveram presentes os vereadores Wolkimar Menezes, Daniel Rodrigues, Thiago Pinheiro, Joice Alvarenga, Osânia Silva, Luciano do Gás e Cid Corrêa, que reafirmaram seu compromisso com a causa e destacaram a importância do diálogo entre Legislativo e Executivo para sanar quaisquer problemas.
O principal ponto da pauta foi buscar esclarecimentos sobre as supostas mudanças no quadro de contratações da Secretaria Municipal de Educação, que preveem a substituição de professores de apoio por assistentes de educação especial. A preocupação das famílias e educadores é que tal alteração possa impactar negativamente o suporte pedagógico oferecido às crianças.
A secretária de Educação esclareceu que houve um aumento significativo no número de crianças atípicas na rede municipal de ensino, o que levou à necessidade de adaptações. Segundo ela, o agrupamento de alunos que demandam atendimento especializado já existia, mas foi realizado um reagrupamento com o objetivo de otimizar os recursos. A medida incluiu a substituição de alguns professores de apoio por auxiliares de educação especial capacitados para atender essas demandas.
Durante o encontro, foi detalhado que, nos anos iniciais da alfabetização, os professores de apoio atuarão e os auxiliares de educação especial só serão escalados para dar apoio a alunos a partir do segundo ano, conforme o nível de alfabetização das crianças. A Secretária de Educação, Maria Lúcia de Oliveira Andrade, destacou que avaliações periódicas serão realizadas para garantir a qualidade do atendimento e os resultados alcançados. “Nosso compromisso é garantir a inclusão e o suporte pedagógico adequados para que nenhum aluno seja prejudicado. Caso a adaptação não atenda às necessidades, cada caso será analisado individualmente para ajustes”, explicou a secretária.
Os vereadores presentes destacaram a importância de manter o diálogo aberto e transparente com a população, bem como a disposição de trabalhar em conjunto com o Executivo para garantir que as políticas de educação inclusiva atendam às expectativas das famílias e respeitem os direitos das crianças atípicas.
A reunião marcou mais um passo importante na busca por soluções que promovam uma educação igualitária e de qualidade para todos.